terça-feira, 17 de novembro de 2015

O financiamento externo público e a dívida externa

Uma ideia comum é a de que o financiamento externo da dívida pública (ou privada) aumenta o endividamento líquido do país em relação ao exterior. Intuitivamente faz sentido, mas não é verdade.

Vou tentar mostrar porquê com um exemplo que espero que seja simples e esclarecedor. A melhor forma de analisar estas questões passa por construir as balance sheets de todos os envolvidos e analisar o que acontece. Imaginemos a seguinte situação inicial:



Banco P representa um banco qualquer português, banco A um banco qualquer alemão. As balance sheets são apenas representativas, os valores são completamente inventados e estão apenas presentes algumas entradas. O importante é ver o efeito da venda de um bilhete do tesouro por parte do governo a um investidor estrangeiro:

A vermelho estão as alterações que a venda de um bilhete do tesouro no valor de 100€ provoca. O governo aumenta simultâneamente os seus depósitos e a sua dívida. O investidor alemão vê o seu depósito bancário reduzido no mesmo valor do título que adquiriu. A transferência de um passivo (depósito) de um banco para o outro tem que ser saldada entre os bancos e o modo como é feita é através da transferência de reservas, mantendo assim o valor dos bancos inalterado. O banco P com as reservas que adquiriu pode reduzir o seu endividamento no mercado interbancário, chegando-se assim à seguinte situação:


No que diz respeito à nossa situação relativamente ao exterior houve um aumento de dívida pública externa no valor de 100€ e uma redução de dívida externa do sector financeiro de igual valor. A operação foi neutra relativamente ao nosso endividamento externo.

Da mesma forma, se o governo eliminasse a sua dívida externa pagando o valor devido na maturidade ao detentor dos bilhetes do tesouro, isto não reduziria o nosso endividamento externo. Pelo contrário, se houvesse lugar a pagamento de juros o nosso endividamento externo aumentaria!!

Sem comentários:

Enviar um comentário